IMG_20210818_092822.jpg

implantes  hormonais

Uma das formas mais eficientes de realizar o tratamento de disfunções hormonais é a partir do uso dos implantes hormonais absorvíveis. Eles oferecem diversos benefícios ao corpo, então vamos te ajudar a conhecer essas vantagens dos implantes absorvíveis.

Entre os hormônios que são administrados, estão a gestrinona, a testosterona, a progesterona, o estradiol entre outros. Atualmente, existem dois tipos de implantes hormonais, que são os tradicionais e os absorvíveis (pellets), cujo uso tem ganhado cada vez mais credibilidade no Brasil e no mundo inteiro para diversos tipos de tratamentos hormonais.

Conheça as principais características desse tipo de implante 

 

Mais eficiência e praticidade 

 

Os implantes tradicionais são tubos de silicone implantados de forma subcutânea. Eles possuem a duração de 1 ano. Devido ao seu material, esse tipo de implante precisa ser retirado via cirurgia. 

O material dos pellets possui uma duração de aproximadamente 6 meses, podendo variar de pessoa para pessoa, e a sua grande vantagem é que ele é totalmente dissoluvel pelo organismo, não precisando de intervenções cirúrgicas para removê-lo.  

 

Tratamento eficiente para disfunções hormonais 

 

Apesar de serem conhecidos como “chips da beleza”, os implantes não devem ser utilizados para finalidade estética. Trata-se de uma opção de tratamento para doenças ginecológicas como endometriose, adenomiose, miomas, TPM, reposição hormonal da menopausa ou até como método contraceptivo. 

O tratamento também pode ser recomendado para homens, uma vez que também são acometidos por disfunções hormonais devido a fatores como idade, estresse e intoxicação ambiental. Aliás, o implante de testosterona é a maneira mais segura e saudável para a estabilização dos níveis desse hormônio masculino no organismo, sendo uma das principais opções de tratamento para casos de hipogonadismo e hipogonadismo tardio, conhecido como andropausa ou deficiência androgênica do envelhecimento masculino.

 

Outros benefícios para homens e mulheres

 

Os homens e mulheres que utilizam este método conseguem alcançar os seguintes resultados gerais: 

  • Prolongamento da vida útil – social, sexual e profissional; 

  • Preservação da memória;

  • Fortalecimento do sistema imunológico, evitando viroses e infecções e acelerando a recuperação de lesões e ferimentos;

  • Aumento da libido;

  • Diminuição dos níveis de cortisol (o hormônio do estresse), favorecendo uma maior qualidade de vida.

  • Especificamente para os homens, este tipo de implante proporciona uma maior preservação da musculatura, ossos fortes e aumento da disposição e da virilidade. Além disso, ajuda na prevenção dos sintomas da andropausa, incluindo dores de cabeça, pele ressecada e flácida, anemia, apatia, depressão, aumento de gordura no corpo, entre outros. 

  • No caso das mulheres, ocorre a interrupção das menstruações, eliminando as cólicas e a TPM. Também alivia outras dores e as alterações de humor provenientes do desequilíbrio hormonal feminino, ameniza sintomas da menopausa, como dores, fadiga, secura vaginal, entre outros, e ajuda a reduzir a gordura corpórea e a celulite. 

Liberação adequada para o organismo 

  • Os implantes absorvíveis também apresentam mais eficiência por apresentarem uma liberação lenta do hormônio no organismo, sendo mais fisiológicos ao não promoverem picos e vales. 

Dosagem regulada 

  • A dosagem distribuída para cada pellet deve ser regulada, de acordo com as variáveis do perfil do paciente – idade, peso, grau de desequilíbrio hormonal, período de tratamento, entre outros fatores. Isso exige um maior conhecimento e domínio por parte do profissional e também do responsável por manipular a medicação. Portanto, procure fazer o seu acompanhamento com uma rede de especialistas na área.